Veranópolis

Casa Saretta - Artesanato

Patrimônio histórico, a Casa Saretta foi construída por Erasmo e Domênico Saretta, imigrantes italianos chegados ao Brasil em 1886. Inicialmente localizava-se na principal avenida de Veranópolis, Av. Osvaldo Aranha, próximo ao Arco Sul (construídos apenas em 1958) , servindo como residência da família. Abrigava também a coletoria federal e os correios e telégrafos da localidade.

 Entre os anos de 1906 e 1907, Domênico construiu uma nova casa de dois pavimentos, totalmente em madeira, em forma de chalé, com lambrequins e telhas de madeira conhecidas como "scandole", típicas da arquitetura de imigração italiana e polonesa. Esta é a que está de portas abertas para visitação às margens da Rodovia BR 470. 

 Mais tarde a coletoria e os correios foram transferidos para outro prédio. A casa pertenceu à família Saretta até 1980. 

 Após o tombamento pelo IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, em 1983, a casa foi adquirida pela prefeitura de Veranópolis, que a transferiu do terreno original, quando passou a abrigar, entre outros, o Centro de Atenção ao Turista, a venda de produtos artesanais de produtores locais e regionais e a Secretaria de Turismo e Cultura.

 As telhas de madeira originais haviam sido substituídas por telhas francesas; na década de 1980 foram colocadas novamente telhas de madeira do tipo "scandole"., mantendo uma característica da casa.


Endereço: BR 470, km 177, 2201 - Veranópolis/RS

Tarifas: Diversas

Horários: Seg à Sex 8h30min às 17h e Sáb, Dom e Feriados 10h às 16h

Telefone: (54) 3441-7695



Crie sua rota agora mesmo!
Escolha o ponto de partida ou clique no mapa
Como chegar?