Últimas notícias

Notícias do Roteiro

Natal em Veranópolis traz novo conceito

Natal em Veranópolis traz novo conceito

  • 07 dez, 2017 às 09:57
  • por Veranópolis
  • 3611 Visualizações
Compartilhe:

Inovação. Esta é a síntese do Natal da Longevidade 2017 proposto pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura. Para tal, foi contrata a empresa Verdi Design para o desenvolvimento de projeto gráfico e cenográfico de espaços públicos visando preparar a cidade para as festividades de Natal promovidas pelo município.

A temática definida para o Natal é a Longevidade, aproximando as comemorações natalinas com a identidade do município. A proposta é tornar o Natal da Longevidade uma tração turística e contribuir para melhorar a autoestima da população: “O Natal da Longevidade é a celebração dos bons sentimentos e daquilo que realmente deve ser eterno: a compaixão, o amor, o convívio social, a esperança, a fé, o trabalho, a autoestima e o alimento do corpo e da alma. Tudo aquilo que faz de Veranópolis a Terra da Longevidade!”

A partir desta temática central foi projetada a decoração urbana do Natal da Longevidade, que tem Direção Artística da arquiteta e designer Nicole Tomazi. Sob seu comendo a equipe de projeto desenvolveu a marca do evento e projetou os enfeites e iluminação que compõem a decoração de Natal da cidade. A inspiração para o projeto surgiu da união do conceito de longevidade com o espírito natalino, materializados em cores, placas interpretativas e elementos decorativos que proporcionam a interação social.  A ressignificação de materiais ordinários, como telas e caixas de frutas, remete ao trabalho e ao estilo de vida simples dos veranenses. Além disso, houve a preocupação de criar elementos que respeitassem as características de cada local de intervenção, colocando a cidade como protagonista do evento.

E para melhor representar esta nova fase, o ano de 2017 traz como tema: O bem... o novo... que seja eterno!

Os funcionários das Secretarias de Turismo e Cultura e de Infraestrutura e Meio Ambiente estão empenhados para entregar à comunidade veranense e visitantes espaços decorados e interativos com o clima natalino.

O contrato firmado entre a prefeitura e a empresa de design sediada em Porto Alegre foi dividido em duas fases. Na primeira fase, que ocorre nesta edição, estão sendo decorados os seguintes espaços: Praça XV de Novembro, Praça da Gruta N. Sra. de Lourdes, Av. Júlio de Castilhos (trecho entre Rua Bento Gonçalves e Av. Osvaldo Aranha), fachada da Casa da Cultura, Casa Saretta, Praça Centenário e trevo do Portal Monumento.

A segunda fase do projeto, prevista para 2018, envolve o trevo de acesso pela Rua Florindo Dalla Coletta (sinaleira da BR 470), a Av. Osvaldo Aranha, Arco Sul e Arco Norte e a extensão da avenida Av. Júlio de Castilhos.

 

Direção Artística: Nicole Tomazi

Arquiteta formada pela PUCRS em 2004, tornou-se Mestre em Design com uma pesquisa voltada ao Design Territorial (UNIRITTER, 2016) observando maneiras de manter a cultura e tradição local utilizando ferramentas projetuais.

Atua na intersecção do design e produção artesanal desenvolvendo peças autorais, projetos para a indústria e trabalhando com grupos de artesãos. Natural de Veranópolis/RS, bisneta de imigrantes, seus trabalhos autorais têm forte vínculo com o território, a cultura local e a ancestralidade.

Em 2012 venceu o Prêmio Planeta Casa na categoria objetos de decoração com a peça Cadeira Vó Judith. Participou do Salão Internacional do Móvel de Milão em diversas edições, sendo finalista do Prêmio Salone Satellite em 2013. Neste mesmo ano foi considerada umas das novas personalidades do design brasileiro pela Revista Casa Cláudia.

Figura na publicação internacional The New Artisans II (Olivier Dupon, Thames & Hudson: 2015) entre os sessenta novos artesãos cujo trabalho exemplifica o crescente elemento artesanal no design de produtos contemporâneos. Recentemente foi entrevistada pelo tabloide britânico Financial Times que destacou o reconhecimento internacional do seu trabalho[1].

Sócia e arquiteta responsável da VERDI onde participou das equipes dos projetos de Decoração Natal da Transformação 2011 e 2012, para prefeitura de Canoas/RS e Natal Luz 30 anos, para Gramadotur (Gramado/RS) em 2015.

 

Verdi Design

A VERDI é uma empresa de consultoria e projetos com mais de 20 anos de atuação. Conta com profissionais das áreas de design, arquitetura e publicidade, tendo experiência reconhecida em projetos de branding e design aplicado aos ambientes e territórios. Atende clientes do segmento público e privado, de todos os portes, de diversos setores econômicos, como foco no Design Territorial.