Localização: Linha Aimoré
Distância do centro de Vila Flores: 3 km, pela BR 470
Tudo o que acontece nesta comunidade tem a benção de Nossa Senhora da Saúde, São Valentim, e São Brás protetores dos males da garganta e da epilepsia.. Esta comunidade preserva costumes significativos que vieram com seus antepassados tais qual a realização da Via Sacra e a Procissão Dei’ Ciaretti, que acontece na Sexta-Feira Santa à noite e reúne grande público, que acompanha a cerimônia com grande devoção.
Nossa Senhora da Saúde foi escolhida padroeira desta comunidade porque na região de origem desses colonos, havia um santuário dedicado a ela.
A atual capela foi construída em 1942, quando um causo solapou a comunidade local. Não havia concordância quanto ao material a ser usado na construção da capela, ou madeira, ou alvenaria. Sem solucionar a querela, foi requisitada a intervenção do vigário de Nova Prata, Pe. Luíz Mascarello. Sabiamente, o pároco propôs a construção da fachada frontal de alvenaria e a fachada traseira de madeira, cada qual fazendo frente à parte da comunidade que queria determinado material de construção, assim satisfazendo parcialmente a todos.
A tradicional família Ghellere, tomou a iniciativa de construir a capela de alvenaria por custo mais acessível, levando, assim, a todos concordarem com a reforma utilizando esse material de construção.
Redigido com base nos depoimentos de residentes da comunidade e pelo relato histórico inscrito na obra “Pinheiro Seco, os italianos de Vila Flores”, de Orildo Longhi e Adelar Rigo. A coleta de dados foi feita e adaptada, em 2017, por Guilherme Hoffmeister, Turismólogo de Vila Flores.
Endereço: Linha Aimoré - Vila Flores/RS
Tarifas: zero
Horários: livre
Telefone: (54) 3447-1313
Reservas: não