Ao chegarem em Protásio Alves, em 1892, os colonos imigrantes italianos primeiro construíram suas casinhas, depois abriram estradas para se comunicar e, o passo seguinte, era construir a Igreja e o cemitério.
De acordo com o Livro Tombro Nº 1, págs. 3 e 4, os cemitérios e capelas foram construídos na seguinte ordem:
1º Linha 3ª - Cemitério e Capela N.S. da Saúde(Barra);
2º Linha 5ª - Cemitério e Capela Santo Antônio de Pádua;
3° Linha 6ª - Cemitério e Capela N.S Monte Bérico; Cemitério e Capela de São Paulo (Primavera) e Cemitério e Capela N.S Caravaggio;
4º Linha 7ª - Capela de São Vitor;
5º Linha 8ª - Cemitério e Capela N.S. do Rosário (hoje igreja matriz)
A primeira Missa no cemitério da Linha 8ª (próximo ao atual Pórtico do Muicípio), foi rezada pelo Pe. Colbacchini em 02/11/1896 - nesta visita foi escolhido o lugar para a construção da futura matriz.
6ª - Linha 4ª Cemitério e Capela N. S. Graças;
7ª - Linha 10ª Cemitério e Capela São João Batista;
8º - Linha 11 - Cemitério e Capela Santa Líbera, Capela Sagrado Coração de Jesus e Cemitério e Capela São Bráz.
Em 02/11/1912, o Pe. Antônio Serraglia abençoou o novo Cemitério Paroquial de N.S. do Rosário, recém construído neste local onde se encontra hoje o Cemitério Público Municipal de Protásio Alves, e celebrou missa no mesmo. O Pe. Aneto Bogni sucedeu o Pe. Antônio Serraglia e, em 1944, construiu a Capelinha Central do cemitério.
O cemitério ficou sob a resposnabilidade da Paróquia até o ano de 1993 quando, através da Lei Municipal 267/1993, foi doado ao Município para que o mesmo faça a administração, manutenção e cuidados necessários.
Hoje, a Capela do Cemitério Público Municiapal abriga os restos mortais do Pe. Antônio Serraglia em túmulo na entrada da mesma. Com arquitetura simples, no estilo neoclásico, a capela possui em seu interior vitrais com imagens religiosas.
Neste cemitério repousa também Vicenzo Zecca, irmão carlista, sacristão italiano de Ripa D'Oglio - Cremona. Nascido em 1844 e falecido em 1923 seus restos mortais estão no túmulo original, virado em sentido sul/norte, como era o primeiro cemitério.
Obs: Entre 1892 e 1896 não havia padres em Protásio Alves, mas havia em cada Capela (Linha) uma pessoas designada, que dominicalmente ou em dia de preceito exercia na capela a catequese às crianças, cordenava o Rosário comunitário, atendia os doentes e enterrava os falecidos.
Se for sair de casa use máscara e observe os protocolos de segurança. Todos contra o Covi-19
Endereço: Rua das Araucárias - Centro - Protásio Alves/RS
Tarifas: Gratuitas
Horários: 24hs
Telefone: (54) 3276-1225
Facebook: https://www.facebook.com/ProtasioAlvesOficial/
Website: https://www.protasioalves.rs.gov.br/
E-mail: turismo@protasioalves.rs.gov.br