Protásio Alves

Roteiro Caminhos da Imigração - Autoguiado

 

 

            O Roteiro Turístico Caminhos da Imigração foi assim intitulado porque ao final do século XIX, por volta de 1882, os imigrantes advindos da Itália adentraram no território contornando os Rios Turvo e da  Prata, iniciando-se a distribuição dos lotes pela Terceira, Quarta e Quinta Sessão, assim sucessivamente, iniciando-se  a História do Município de Protásio Alves, na época denominado Colônia do Chimarrão.

            As caraterísticas encontradas  ainda hoje, conservam a essência da cultura italiana, presentes nas taipas de pedra (cercas de pedras para  para abrigar  de animais), nas edículas (chiqueiros de suínos, galinheiros) e na construção das antigas e singelas casas que preservam o estilo construtivo colonial e vernacular de época.

            Outra característica presente no Roteiro Caminhos da Imigração que contribuiu para o nome é a religiosidade dos  imigrantes,  que mantém-se  viva até hoje. Os  moradores que ali vivem, cuidam carinhosamente   dos locais sagrados que remetem à religiosidade, como as igrejas, as grutas, campanários e os capitéis.

            Encontramos também preservados o costume e a tradição do cultivo de produtos básicos da subsistência familiar. Muita laranja, bergamota, estufa de tomate, morangas, cana - de - açúcar e pomares que enchem a boca d' água.

            Todo esse legado cultural trazido na bagagem dos nossos imigrantes italianos ainda está preservado nestas comunidades.

            Durante o percurso é possível  envolver-se na simplicidade da vida interiorana,  ouvir o murmúrio das cascadas e das quedas d água, das corredeiras dos rios, do canto dos pássaros, do sossego, do tilitar das folhas caindo das  árvores, do cheiro de terra fresca, do  vento no rosto, encantar -se com as belezas cênicas dos vales e colinas que desenham os rios.

              São 28 km de percurso, totalmente  autoguiado,  através de sinalização de placas. Há espaços  indicados para  observação  da paisagem , fotografar, caminhar sobre os trilhos do trem  e simplesmente apreciar o momento através do olhar.  

Confira o que você encontra durante o percurso:

 01- Capitel Sagrado Coração de Jesus                                   

Localizado no início do Roteiro – KM 0

Construído pela comunidade da Linha Sétima - Bochófila em 1960 em devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A obra é feita em alicerce de pedra basáltica, tijolos, areia, cal e cimento. Sua fachada e interior são revestidos com cristais de rocha encontrados em lavouras cultivadas no interior do município.

Neste local, as famílias se reuniam para as orações e reza de terço. Muitos devotos ainda hoje vão até este local para fazer suas preces e buscar a paz interior.

Aberto à visitação.

Linha Sétima Bochófila – Interior

Distância do centro da cidade: 1,6 Km

02 - Igreja N.S. Monte Bérico e S. Bárbara

Localizada a 2,7 km do início do roteiro.

A igreja inicialmente foi construída em madeira e, por volta de 1974, foi elevada a igreja de alvenaria. As imagens vieram da Itália, sendo que a de Nossa Senhora de Monte Bérico, padroeira da comunidade, custou naquela época 8 conto de réis, pesa 100kg e tem 1,3m. Os fieis possuem por tradição, nos períodos de forte estiagem, movimentar a santa de lugar, em procissão, até o Capitel Sagrado Coração de Jesus - Bochófila. A fé deste povo é tanta que toda vez que isso ocorre a chuva sempre é recebida.

03 – Belas paisagens

Nestes locais é possível fazer fotos dos vales e montanhas, contemplar a paisagem natural conservada pelas famílias interioranas.

04 - Turismo Rural

Observação do cotidiano das famílias que por ali vivem.

05-Camping Lorencet

Localizado no Povoado Boaretto.

Distância: 08km do início do roteiro.

F:54.3447.1652/54.99925.9129

brunalorencet15@gmail.com

Infraestrutura para acampamento e churrasco. Rio propício para banhos. Estadia com agendamento.

 06 - Belas paisagens

Neste local é possível fazer fotos dos vales e montanhas, contemplar a paisagem natural preservada pelas famílias.

 07 - Encontro hidro, rodo e ferroviário

A 13,5km do início do roteiro. Uma visão inédita na região mostra o encontro rodo-hidro-férreo. Divisa entre os municípios de Protásio Alvescom Vila Flores, Nova Prata e Nova Prata. Os dois principais rios do município, Turvo e Prata, se unem formando o Rio da Prata que desemboca, posteriormente, no Rio das Antas.

 08 - Igreja N.S. Saúde e N.S. das Graças.

A 14 km do início do roteiro. Neste local é possível divulgar as fotos registradas durante o percurso, pois exatamente na metade do roteiro o visitante pode compartilhar com seus amigos as experiências vivenciadas através do Wi-fi gratuito.

A primeira Capela de N.S. da Saúde e das Graças foi construída pelos imigrantes italianos no encontro dos rios Prata e Turvo. Em virtude da construção da Ferrovia Tronco Sul e, considerando que a igreja estava localizada dentro da linha férrea, em 1945 os moradores a reconstruíram na comunidade da Barra. De arquitetura simples, segue os padrões da época, com aberturas marcadas, cobertura duas águas, estrutura e mobiliário de madeira, altar confeccionado pelo artesão e carpinteiro protasioalvesnse Andréa Dal Mas.

 09- Gruta N.S. de Fátima

A 19 Km do início do roteiro.

A gruta natural surgiu quando os operários do batalhão ferroviário estavam perfurando a rocha para detonação durante a construção da ferrovia, por volta de 1964. O chefe do batalhão ferroviário, Tenente Monteiro, decidiu então, dedicar aquela gruta à Nossa Senhora de Fátima, por ser a santa de sua devoção. Na época foi feita uma grande festa com missa, churrasco e grande número de devotos. Por muitos anos, eram realizadas missas e festas na Gruta de N.S. de Fátima.

Seu interior é totalmente natural, tendo sido edificada somente a entrada com pedra para sustentação. A gruta fica de frente para a ferrovia.

 10 - Vales e Montanhas

Durante todo percurso é possível observar as belas paisagens, compostas por vales e montanhas preservadas pelas famílias que integram o Roteiro.

 11- Vista da Ponte do Trem

A 22,5 Km do início do roteiro.

A linha férrea presente no roteiro ainda é ativa sendo possível fotografar a ponte do trem sobre o Túnel 57.

             

Visite Protásio Alves! Encante-se e vivencie a experiência do lugar!

           

Obs.:

O roteiro está em construção. Não há locais para  refeição e hospedagem até o momento.

Há muitos espaços em meio a natureza para se fazer um pique nique contemplando as belezas naturais, por isso traga sua cesta com alimentos, àgua para se hidratar e não se esqueça do boné e repelente.

Há possibilidade de acessar os pomares com solcitação de autorização das Famílias residentes no percurso do roterio.

O percurso pode ser percorrido a pé, de carro, de bicicleta, moto ou de quadriciclo.


Endereço: Interior de Protásio Alves - Protásio Alves/RS

Tarifas: Gratuitas

Horários: 24hs

Telefone: (54) 3276-1225

Website: https://www.protasioalves.rs.gov.br/

E-mail: turismo@protasioalves.rs.gov.br



Crie sua rota agora mesmo!
Escolha o ponto de partida ou clique no mapa
Como chegar?