O Roteiro Turístico Caminhos da Imigração foi assim intitulado porque ao final do século XIX, por volta de 1882, os imigrantes advindos da Itália adentraram no território contornando os Rios Turvo e da Prata, iniciando-se a distribuição dos lotes pela Terceira, Quarta e Quinta Sessão, assim sucessivamente, iniciando-se a História do Município de Protásio Alves, na época denominado Colônia do Chimarrão.
As caraterísticas encontradas ainda hoje, conservam a essência da cultura italiana, presentes nas taipas de pedra (cercas de pedras para para abrigar de animais), nas edículas (chiqueiros de suínos, galinheiros) e na construção das antigas e singelas casas que preservam o estilo construtivo colonial e vernacular de época.
Outra característica presente no Roteiro Caminhos da Imigração que contribuiu para o nome é a religiosidade dos imigrantes, que mantém-se viva até hoje. Os moradores que ali vivem, cuidam carinhosamente dos locais sagrados que remetem à religiosidade, como as igrejas, as grutas, campanários e os capitéis.
Encontramos também preservados o costume e a tradição do cultivo de produtos básicos da subsistência familiar. Muita laranja, bergamota, estufa de tomate, morangas, cana - de - açúcar e pomares que enchem a boca d' água.
Todo esse legado cultural trazido na bagagem dos nossos imigrantes italianos ainda está preservado nestas comunidades.
Durante o percurso é possível envolver-se na simplicidade da vida interiorana, ouvir o murmúrio das cascadas e das quedas d água, das corredeiras dos rios, do canto dos pássaros, do sossego, do tilitar das folhas caindo das árvores, do cheiro de terra fresca, do vento no rosto, encantar -se com as belezas cênicas dos vales e colinas que desenham os rios.
São 28 km de percurso, totalmente autoguiado, através de sinalização de placas. Há espaços indicados para observação da paisagem , fotografar, caminhar sobre os trilhos do trem e simplesmente apreciar o momento através do olhar.
Confira o que você encontra durante o percurso:
01- Capitel Sagrado Coração de Jesus
Localizado no início do Roteiro – KM 0
Construído pela comunidade da Linha Sétima - Bochófila em 1960 em devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A obra é feita em alicerce de pedra basáltica, tijolos, areia, cal e cimento. Sua fachada e interior são revestidos com cristais de rocha encontrados em lavouras cultivadas no interior do município.
Neste local, as famílias se reuniam para as orações e reza de terço. Muitos devotos ainda hoje vão até este local para fazer suas preces e buscar a paz interior.
Aberto à visitação.
Linha Sétima Bochófila – Interior
Distância do centro da cidade: 1,6 Km
02 - Igreja N.S. Monte Bérico e S. Bárbara
Localizada a 2,7 km do início do roteiro.
A igreja inicialmente foi construída em madeira e, por volta de 1974, foi elevada a igreja de alvenaria. As imagens vieram da Itália, sendo que a de Nossa Senhora de Monte Bérico, padroeira da comunidade, custou naquela época 8 conto de réis, pesa 100kg e tem 1,3m. Os fieis possuem por tradição, nos períodos de forte estiagem, movimentar a santa de lugar, em procissão, até o Capitel Sagrado Coração de Jesus - Bochófila. A fé deste povo é tanta que toda vez que isso ocorre a chuva sempre é recebida.
03 – Belas paisagens
Nestes locais é possível fazer fotos dos vales e montanhas, contemplar a paisagem natural conservada pelas famílias interioranas.
04 - Turismo Rural
Observação do cotidiano das famílias que por ali vivem.
05-Camping Lorencet
Localizado no Povoado Boaretto.
Distância: 08km do início do roteiro.
F:54.3447.1652/54.99925.9129
brunalorencet15@gmail.com
Infraestrutura para acampamento e churrasco. Rio propício para banhos. Estadia com agendamento.
06 - Belas paisagens
Neste local é possível fazer fotos dos vales e montanhas, contemplar a paisagem natural preservada pelas famílias.
07 - Encontro hidro, rodo e ferroviário
A 13,5km do início do roteiro. Uma visão inédita na região mostra o encontro rodo-hidro-férreo. Divisa entre os municípios de Protásio Alvescom Vila Flores, Nova Prata e Nova Prata. Os dois principais rios do município, Turvo e Prata, se unem formando o Rio da Prata que desemboca, posteriormente, no Rio das Antas.
08 - Igreja N.S. Saúde e N.S. das Graças.
A 14 km do início do roteiro. Neste local é possível divulgar as fotos registradas durante o percurso, pois exatamente na metade do roteiro o visitante pode compartilhar com seus amigos as experiências vivenciadas através do Wi-fi gratuito.
A primeira Capela de N.S. da Saúde e das Graças foi construída pelos imigrantes italianos no encontro dos rios Prata e Turvo. Em virtude da construção da Ferrovia Tronco Sul e, considerando que a igreja estava localizada dentro da linha férrea, em 1945 os moradores a reconstruíram na comunidade da Barra. De arquitetura simples, segue os padrões da época, com aberturas marcadas, cobertura duas águas, estrutura e mobiliário de madeira, altar confeccionado pelo artesão e carpinteiro protasioalvesnse Andréa Dal Mas.
09- Gruta N.S. de Fátima
A 19 Km do início do roteiro.
A gruta natural surgiu quando os operários do batalhão ferroviário estavam perfurando a rocha para detonação durante a construção da ferrovia, por volta de 1964. O chefe do batalhão ferroviário, Tenente Monteiro, decidiu então, dedicar aquela gruta à Nossa Senhora de Fátima, por ser a santa de sua devoção. Na época foi feita uma grande festa com missa, churrasco e grande número de devotos. Por muitos anos, eram realizadas missas e festas na Gruta de N.S. de Fátima.
Seu interior é totalmente natural, tendo sido edificada somente a entrada com pedra para sustentação. A gruta fica de frente para a ferrovia.
10 - Vales e Montanhas
Durante todo percurso é possível observar as belas paisagens, compostas por vales e montanhas preservadas pelas famílias que integram o Roteiro.
11- Vista da Ponte do Trem
A 22,5 Km do início do roteiro.
A linha férrea presente no roteiro ainda é ativa sendo possível fotografar a ponte do trem sobre o Túnel 57.
Visite Protásio Alves! Encante-se e vivencie a experiência do lugar!
Obs.:
O roteiro está em construção. Não há locais para refeição e hospedagem até o momento.
Há muitos espaços em meio a natureza para se fazer um pique nique contemplando as belezas naturais, por isso traga sua cesta com alimentos, àgua para se hidratar e não se esqueça do boné e repelente.
Há possibilidade de acessar os pomares com solcitação de autorização das Famílias residentes no percurso do roterio.
O percurso pode ser percorrido a pé, de carro, de bicicleta, moto ou de quadriciclo.
Se for sair de casa use máscara e observe os protocolos de segurança. Todos contra o Covi-19.
Endereço: Interior de Protásio Alves - Protásio Alves/RS
Tarifas: Gratuitas
Horários: 24hs
Telefone: (54) 3276-1322
Website: https://www.protasioalves.rs.gov.br/
E-mail: turismo@protasioalves.rs.gov.br