Local de Religiosidade e Cultura, em 19 de fevereiro de 1911 foi lançada sua pedra fundamental e em 05 de outubro de 1914 foi inaugurado o belo Templo. Patrimônio histórico do município, a igreja foi projetada pelo Padre Antnônio Serraglia, pároco da cidade e importante personalidade da época para o crescimento e desenvolvimento do lugar. Segue estilo gótico, semelhante às Igrejas da Itália e possui 45 pinturas em seu interior (ano 1937), retradando a história de um povo trabalhador, unido e muito religioso. Através da mobilização da comunidade, o centenária templo Nossa Senhora do Rosário foi restaurada e reinaugurada em 12 de fevereiro 2011 e é um marco importante na história cultural e religiosa de Protásio Alves.
As missas que eram realizadas aos sábado às 17hs e no domingo às 9hs, hoje suspensas por conta da pandemia COVID-19, foram substituídas pelo momento espiritual realizado às 18hs do sábado, logo após o toque do sino (Angelus), transmitido pela fiação da torre matriz que pode ser ouvido na casa das próprias famílias.
Mais curiosidades: A igreja centenária é conhecida na região por contemplar, nos meses de maio o Festival da Canção Popular Italiana, pela sua excelnte acústica. Este Festival ocorre no município desde 1972, reconhecido em 2019 por ser o Festival mais antigo do Brasil pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A alguns anos a música aliou-se a gastronomia típica italiana, e, juntamente com uma entidade parceira é realizado o mangiare dela colonia. Neste ano assim como os demais eventos ele foi suspenso.
Se for sair de casa use máscara e observe os protocolos de segurança. Todos contra o Covi-19.
Endereço: Av. Caetano Peluzzo - Centro - Protásio Alves/RS
Tarifas: R$ 0,00
Horários: todos os dias em horário comercial
Telefone: (54) 3276-1088
Facebook: https://www.facebook.com/ProtasioAlvesOficial/