Portal AtuaSerra
Igreja Matriz de São José
Sobre o local
A Igreja Matriz de Vista Alegre do Prata, localizada no centro da cidade, constitui-se como o cartão postal da cidade. Projetada pelo arquiteto Bruno Felix Rossi e pelo engenheiro Darcy Paulo Rossi, com construção aprovada em 1956 pela Diocese de Caxias do Sul, a edificação substituiu a antiga matriz da década de 1920, sendo ampliada para atender ao crescimento da comunidade.De inspiração no estilo neogótico simplificado, com traços modernos, apresenta características como verticalidade, torre pontiaguda, grandes aberturas que favorecem a iluminação natural e planta em cruz latina. Sua fachada principal é simétrica, com reentrâncias e saliências marcadas por diferentes tonalidades, porta central e aberturas estreitas que reforçam a verticalização. No topo, destaca-se a cruz sobre a torre, que, devido a um desabamento durante a construção, foi executada cerca de sete metros mais baixa do que o previsto no projeto original.
A construção ocorreu ao longo de aproximadamente cinco anos e contou com forte participação da comunidade local, que auxiliou na mão de obra e na produção dos materiais, como tijolos fabricados em olaria local e areia extraída do Rio Não-Sabia. Durante esse período, as celebrações religiosas eram realizadas em um salão paroquial provisório de madeira.
Internamente, a igreja mantém a simetria da planta, com bancos de madeira, imagens sacras, quadros da Via Sacra e iluminação natural proveniente de aberturas em vidro. O altar, simples e elevado, abriga ao centro a imagem de Jesus crucificado, sendo ladeado pelas sacristias. Sobre a entrada principal, há um mezanino que dá acesso ao sino e proporciona vista da cidade. Elementos como o assoalho, os bancos e as estátuas são originais, assim como as portas esculpidas por José Maschio. Ao longo do tempo, a edificação passou por alterações cromáticas, mantendo atualmente tonalidade bege no exterior, com detalhes em branco, e retornando à cor original no interior.
Igreja Matriz de São José
A Igreja Matriz de Vista Alegre do Prata, localizada no centro da cidade, é seu principal cartão-postal. De estilo neogótico simplificado, destaca-se pela verticalidade, simetria e torre imponente. Construída com participação da comunidade,
O que este local oferece
-
Espaço para crianças
-
Espaço acessível
-
Wi-Fi
-
Protegido por câmeras
-
Entrada franca
Localização
Galeria de fotos
Clique em uma imagem para ampliar.
Horários de atendimento
| Dia | Manhã | Tarde | Noite | Obs. |
|---|---|---|---|---|
| Segunda | — | — | — | |
| Terça | — | — | — | |
| Quarta | — | — | — | |
| Quinta | — | — | — | |
| Sexta | — | — | — | |
| Sábado | — | — | — | |
| Domingo | — | — | — |