Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Cultura feita à mão será tema de evento ao dia do artesanato
Cultura feita à mão será tema de evento ao dia do artesanato

Cultura feita à mão será tema de evento ao dia do artesanato

  • 18 mar, 2021 às 17:15
  • por Cotiporã
  • 932 Visualizações
Compartilhe:

Cultura feita à mão será tema de evento alusivo ao dia do artesanato

O II Encontro Regional dos Artesãos do Roteiro Termas e Longevidade, evento regional e itinerante que acontece anualmente em um dos municípios integrantes do Roteiro, que engloba Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores acontecerá no próximo sábado, dia 20 de março. Nesta edição “pocket”, em cumprimento aos protocolos de prevenção ao Covid-19, a ideia será que as pessoas possam curtir um bate-papo leve e descontraído via transmissão online no Facebook do Roteiro Termas e Longevidade em facebook.com/termaselongevidade.

O evento online é alusivo ao Dia do Artesão, comemorado nacionalmente em 19 de março, data escolhida em homenagem a São José, o padroeiro da categoria. Marcado para sábado, 20 de março, o Encontro Regional dos Artesãos do Roteiro Termas e Longevidade “pocket” contará com a participação de Nicole Tomazi, arquiteta, urbanista e designer que abordará como a cultura feita à mão nos conecta junto aos demais artesãos locais.

A história do artesanato começa junto com a própria história do homem, que desde cedo teve a necessidade de produzir objetos para a sobrevivência do dia a dia. Mais tarde, a Revolução Industrial desvalorizou os trabalhos manuais em função da produção em grande escala. O artesanato que hoje conhecemos, foi o que sobreviveu a isso e se aprimorou, principalmente em função do resgate do patrimônio imaterial.

Nicole, que é bisneta de imigrantes italianos, conta que o seu trabalho é também uma forma de representar um mergulho intenso em suas origens: “No fazer manual que acompanha meus antepassados, no retrato de uma região, na cultura do artesanal que passa por gerações vou contando histórias de vida”, diz.

Formada em Arquitetura, Nicole desenvolve projetos de design autoral desde 2007, com grupos de artesãos e em projetos para a indústria. Foi vencedora do Prêmio Planeta Casa 2012, do Prêmio Bradesco Private Bank MADE de Design & Arte 2018 e do Prêmio Casa Vogue Design 2019.

O Roteiro Termas e Longevidade é mantido pela iniciativa da Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho em parceria com os municípios de Cotiporã, Protásio Alves, Nova Prata, Veranópolis e Vila Flores.