Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Festival Gastronômico será uma viagem pela cultura e diversidade
Festival Gastronômico será uma viagem pela cultura e diversidade

Festival Gastronômico será uma viagem pela cultura e diversidade

  • 16 out, 2020 às 09:30
  • por Veranópolis
  • 1038 Visualizações
Compartilhe:

O setor da gastronomia está na lista dos 10 mais afetados pela pandemia do Covid-19, segundo o Ministério da Economia. Pensando numa saída para estimular a retomada segura, o grupo gestor do Roteiro Termas e Longevidade promoverá o primeiro Festival Gastronômico, de 10 até 25 de outubro de 2020.

A iniciativa foi pensada para apoiar os pequenos empreendedores e valorizar a produção local e artesanal. O formato desta primeira edição irá unir os empreendimentos locais à comunidade regional e objetiva fortalecer a economia local que foi atingida fortemente.

O evento reunirá mais de 15 estabelecimentos turísticos e gastronômicos dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores. Para conhecer a programação, o interessado deverá acessar a página bit.ly/FestivalProgramacao e verificar os estabelecimentos participantes, promoções, horários entre outras informações.

A pandemia forçou empresários e clientes a mudarem sua rotina, inclusive acelerou a adesão de negócios ao mundo digital. No dia 15 de outubro, quinta-feira, nas mídias sociais do Roteiro Termas e Longevidade será feita uma live com a Dra. Neide Bruscatto, do Instituto Moriguchi de Veranópolis. O tema será a “Alimentação saudável como segredo com a qualidade de vida". A transmissão ao vivo, além de integrar o festival, é alusiva ao Dia Mundial da Alimentação em 16 de outubro e também o Dia Internacional do Chef de Cozinha celebrado no dia 20 de outubro.

Quem deseja se divertir ou se aventurar nas panelas, poderá assistir na cozinha de casa a live do Petroskoffee no dia 20 de outubro, onde o episódio 1 será o “DIY da abóbora de halloween” referente ao Dia das Bruxas comemorado em 31 de outubro.
Já no lançamento, dia 10 de outubro, os visitantes poderão aproveitar sorteios, desfrutar da noite italiana com jantar colonial em Veranópolis e do festival do churrasco de Nova Prata, um encontro voltado à preservação e disseminação da culinária gaúcha e sulina, entre outros.

Em Nova Prata, o grande diferencial será a diversidade étnica e cultural que compõem os atrativos:
Nos sábados (10, 17 e 24 de outubro) o café colonial ficará por conta do Arte Sabor Biscoiteria Artesanal. De 10 a 12, quem consumir acima de R$ 20,00 na Petroskoffee concorrerá a uma casa de biscoito, referente ao Dia da Criança. O Restaurante Villaggio ofertará pratos especiais de 10 a 25 de outubro. A Cabanha Coroados fará dias 10 e 11 o Festival do Churrasco, com música ao vivo no sábado à noite e venda de churrasco para acampamento ou piquenique no bosque no domingo.
Ainda em Nova Prata, O Omakase Gin Sushi, fará de 13 até 24 de outubro, pratos especiais, preparados conforme desejo do cliente pelo Chef Bruno Fayh, com proficiência japonesa pela Nagoya Sushi School. Do dia 14 até o dia 24, o Texas Burguer ofertará combo especial por preço diferenciado, além do lançamento combo kids. Em 16 de outubro, o The Deck Lounge fará a abertura da temporada Primavera/Verão com lançamento do novo cardápio e som acústico. O Mix Lanches e Restaurante terá nos dias 16 e 17, e 23 e 24 de outubro o “final de semana acompanhado” com bonificação de chopp a partir de determinado consumo. De 20 a 25 de outubro, o Petroskoffee fará o “OktoberPetros” com variedade de comidas típicas alemãs, referentes à oktoberfest, comidas como apfelstrudel, Käsekuchen (Chessecake). Dia 22, será a vez do Café da Ana movimentar a região, com o show musical Deise e Zilo, com versões acústicas de clássicos da música nacional e internacional. No dia 23, o Mix lanches e restaurante lançará os pratos de verão.

Veranópolis, a Terra da Longevidade terá a Noite Italiana do Restaurante Farina nos sábados 10, 17 e 24/10. Serão servidos na mesa sopa de capeletti, codorna recheada, massa, codeguim, radicci cotti, entre outros. Nos sábados e domingos (17, 18, 24 e 25 de outubro) o Reino da Longevidade - Café Butique estará oferecendo 10% de desconto nos combos especiais que fazem parte do novo cardápio.

Em Cotiporã, de 13 até 16 de outubro o Restaurante do Clube Juvenil ofertará desconto de 10% nos almoços presenciais e no dia 24, o Clube fará rodízio de pizzas. Reservas podem ser efetuadas junto ao Instagram no perfil @Restaurante.do.clube.juvenil. O Hype Pub fará na sexta-feira, 16, preço promocional para o hambúrguer “Ben Roots” especial com fritas, que tem entre outros ingredientes, pão artesanal com gergelim, hambúrguer de costela duplo, fatias de queijo provolone, picles e tiras de bacon.

Na pérola da Serra Gaúcha, em Protásio Alves, de 13 até 18 de outubro, o Restaurante Sabore d'italia de Protásio Alves, promoverá o festival das massas e do queijo frito. No dia 23, sexta-feira, o Restaurante Alecrim e Sálvia promoverá o “Jantar De Volta as Origens”, onde ofertará massa, carne de porco na panela, radiche coti, fortaia, polenta, salame frito, queijo frito, frango assado, codeguin, saladas diversas e vinho.

Para o sucesso da iniciativa, é importante que estabelecimentos e visitantes atentem para o cumprimento total dos protocolos de prevenção, retirando a máscara exclusivamente ao alimentar-se.

A ATUASERRA - Instância de Governança Regional Uva e Vinho, o SEGH - Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho, a Sicredi Serrana, o Instituto Moriguchi, além da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR, através da Consulta Popular são os apoiadores desta ação no Roteiro Termas e Longevidade.


Serviço:
O quê? 1º Festival Gastronômico do Termas e Longevidade.
Onde? Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis.
Quando? De 10 a 25 de outubro de 2020.
Como participar? Para efetuar reservas ou obter mais informações, pode-se acessar em http://bit.ly/FestivalProgramacao.