Nova Prata lança guia gastronômico e turístico
- 05 out, 2020 às 09:30
- por Nova Prata
- 1097 Visualizações
O evento foi realizado de forma híbrida com a presença reduzida de convidados no Auditório da Casa da Cultura; e transmitido online pelas plataformas digitais da ConectaMais WebTV e Canal 08 da Adylnet TV. A ação fez parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que é celebrado em 27 de setembro.
O Guia Gastronômico "Descubra novos sabores" reúne 51 empreendimentos como restaurantes, pizzarias, hamburguerias, gastropubs, lancherias, cafeterias, chocolaterias, docerias e espaços para eventos gastronômicos.
Já o Guia Turístico apresenta a nova marca "Nova Prata para ver e sentir" e inclui os atrativos turísticos públicos, privados e religiosos, que o Município oferece à comunidade local e visitantes.
Os guias foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Atuaserra, Roteiro Termas e Longevidade, Conselho Municipal de Turismo e empreendedores. O guia turístico foi viabilizado com recursos da Consulta Popular de 2017 que também oportunizou o desenvolvimento de um amplo projeto de consultoria e assessoria para o fomento do setor através da roteirização. O mesmo foi iniciado em 2019 e finalizado no primeiro semestre de 2020, mesmo durante a pandemia da Covid-19 foi dado continuidade e finalizado, culminando com o lançamento dos materiais.
Os guias estão disponíveis para serem retirados na Casa da Cultura e no Centro de Informações Turísticas.
Os números do turismo de Nova Prata
De acordo com dados do Ministério do Turismo, Nova Prata é o segundo município da Região Uva e Vinho com mais empreendimentos cadastrados do CADASTUR, com mais de 90 cadastros ativos de vários setores do trade turístico.
Já em relação ao Selo Turismo Responsável, no Rio Grande do Sul, Nova Prata aparece na sexta posição com 35 empreendimentos cadastrados e que seguem boas práticas à frente de outras cidades turísticas como Nova Petrópolis (25), Marcelino Ramos (12) e Torres (12), e Garibaldi (8).
A nova logomarca do turismo de Nova Prata
"Nova Prata para ver e sentir" foi uma construção coletiva que envolveu empreendedores, gestores públicos e profissionais da comunicação.
A simbologia tem como base a forma redonda, onde pode representar o elo entre a cidade de Nova Prata com o turista que está visitando a cidade.
Os cinco sentidos foram representados nas cores da simbologia. Na base desse elo, duas formas em formato de olho representam a visão.
A linha que corta a elipse representa a audição em forma de ondas (águas) sonoras, e pode também remeter a um caminho sinuoso, caminhos de Nova Prata. Também pode representar a Serra Gaúcha por conta de seu formato.
Os pontos no topo da simbologia representa o olfato, os aromas da gastronomia.
A simbologia ao todo também representa as belezas naturais de Nova Prata e uma infinidade de outras coisas, onde cada pessoa pode identificar conforme a sua própria visão.
A fonte utilizada para a tipografia principal é espessa, transmitindo a força do turismo de Nova Prata. A cor predominante é o azul, com várias nuances até o cinza/prata – cor de Nova Prata e do basalto.
Fotos: Lançamento guias turismo – Vanice Dal Magro/C+C.
Fonte: Vanice F. Dal Magro - CONECTA+ COMUNICAÇÃO.