Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Preservação de patrimônio: responsabilidade de todos
Preservação de patrimônio: responsabilidade de todos

Preservação de patrimônio: responsabilidade de todos

  • 20 out, 2020 às 12:42
  • por Nova Prata
  • 881 Visualizações
Compartilhe:

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Prata promoveu na quarta-feira, 14 de outubro, através do Projeto Roteiro Cultural, aprovado no Edital FAC Patrimônio, da Secretaria de Estado da Cultura, duas palestras com a Arquiteta Me. Ana Paula Wickert. Em ambas o tema abordado foi "Preservação de Patrimônio: Responsabilidade de Todos".

A primeira palestra aconteceu de tarde, de forma virtual e direcionada aos professores da Rede Municipal de Ensino, com uma abordagem didática e pedagógica, estimulando-os a abordarem o tema da preservação patrimonial de forma transversal e interdisciplinar em suas aulas.

A segunda foi realizada à noite, no Auditório da Casa da Cultura, aberta à comunidade, atendendo os protocolos de biossegurança, e também foi transmitida e está disponível na fanpage @turismonovaprata. Já este encontro, teve o intuito de ampliar a consciência comunitária sobre a importância do patrimônio material e imaterial, preservando e resguardando a memória e a história. Atualmente, o tema da preservação do patrimônio engloba as questões de identidade e desenvolvimento urbano e social, ampliando a noção da edificação e incorporando todos os aspectos que definem culturalmente uma sociedade.

A palestra foi a primeira fase do projeto de Educação Patrimonial: memória e história através do patrimônio edificado - sendo que a segunda terá as inscrições dos professores para participar através de atividades pedagógicas que serão de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. O projeto prevê definições de atividades sobre temáticas como arquitetura, história, entre outras; além de reuniões com historiadores e arquitetos para orientação aos professores, aplicação em sala de aula, geração de relatórios e entrega de certificados.

Além das ações voltadas à educação, o projeto também prevê a sinalização e identificação do patrimônio histórico de Nova Prata, exposições, entre outras atividades para a comunidade.

Fotos/Prints - Palestras.

Fonte: Vanice F. Dal Magro - Conrerp 2473 - CONECTA+COMUNICAÇÃO