Últimas notícias

Notícias do Roteiro

Protásio Alves lança a trilha da Barra Mansa

Protásio Alves lança a trilha da Barra Mansa

Compartilhe:

Caverna, paisagens deslumbrantes, pontes e linhas férreas, o marco mil da ferrovia, a beleza das quedas d'água no lajeadão, o túnel...tudo isso em 13 quilômetros em meio à natureza de Protásio Alves.

A trilha da Barra Mansa inicia na Linha Oitava Turvo. Na propriedade da Família Spanhol, o nascer do sol já é um espetáculo que saúda os caminhantes. Percorrendo um quilômetro chega-se à caverna. A trilha segue para o arroio Barra Mansa e chega-se à primeira ponte férrea e, sentido sul, encontra-se o marco mil da ferrovia. 

Mais 4 quilômetros adiante a trilha leva a um lugar deslumbrante: o lajeadão do rio Turvo. O local merece um tempo para desfrutar dos 930 metros de extensão de pequenas e grandes quedas d´água que encantam; desenhos nas pedras que intrigam; a fauna e a flora preservadas que instigam a pensar que o paraíso existe.

Saindo do lajeadão do rio Turvo, a trilha segue cerca de 1,7 km para o túnel Primavera que tem 930 metros de extensão. Logo após, cerca de 700 metros, chega-se a mais uma ponte férrea e em 200 metros encerra a aventura: corpo cansado e alma leve, é o fim da linha da trilha da Barra Mansa.

Os participantes da trilha ainda têm como opção, a incomparável a gastronomia típica italiana que é oferecida pelos restaurantes de Protásio Alves.

SERVIÇO

A trilha considerada de dificuldade alta, deve ser percorrida com guia. O transporte leva até a Linha Oitava Turvo e busca na comunidade Primavera.

Extensão: 13 km

Tempo de caminhada: 4 horas

Mais informações: (54) 99688.3203 (Roberto Prigol) ou (54) 99635.2133 (Júlia Andrighetti).  

Fotos e texto: Sonia Reginato/C+C