Últimas notícias

Notícias do Roteiro

  • Home
  • Notícias
  • Roteiro Termas e Longevidade terá feira de artesanato
Roteiro Termas e Longevidade terá feira de artesanato

Roteiro Termas e Longevidade terá feira de artesanato

  • 12 mar, 2020 às 16:42
  • por Veranópolis
  • 2322 Visualizações
Compartilhe:

Artesanato, inovação e sustentabilidade serão temas de feira no Roteiro Termas e Longevidade

O grupo gestor do Roteiro Termas e Longevidade entre outras frentes, pauta a sua atuação pelo estimulo ao desenvolvimento dos empreendimentos locais, por isso, promove de forma itinerante a Semana do Artesanato. Em 2020, a Feira do Artesanato e o II Encontro Regional do Artesão serão em Veranópolis dias 20 e 21 de março.

A história do artesanato começa junto com a própria história do homem, que desde cedo teve a necessidade de produzir objetos para a sobrevivência do dia-a-dia. Mais tarde, a Revolução Industrial resultou na desvalorização dos trabalhos manuais em função da produção em grande escala. O artesanato sobreviveu a isso e se aprimorou, principalmente em função das técnicas ou mesmo do resgate do patrimônio imaterial.

O evento é alusivo ao Dia do Artesão, comemorado nacionalmente em 19 de março, data escolhida em homenagem a São José, o padroeiro da categoria. Com o tema central "Artesanato, Inovação e Solidariedade", a iniciativa reunirá palestras e a feira regional aberta para toda a comunidade e visitantes.

Promovido pelo Grupo Gestor do Roteiro Turístico Termas e Longevidade e a Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho, o evento regional itinerante acontece anualmente em um dos municípios integrantes do Roteiro, que engloba Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.

Na sexta-feira, 20 de março de 2020, o II Encontro Regional dos Artesãos do Roteiro Termas e Longevidade terá palestra com Nicole Saretta Tomazi, arquiteta e urbanista que abordará “Design e artesanato: território e inovação”. Os artesãos da Fecosol – Feira de economia solidaria de Bento Gonçalves também contarão as suas experiências em 10 anos de organização.

Já a exposição dos produtos será por conta da Feira Regional de Artesanato. O evento contará com a demonstração da confecção do artesanato local até a comercialização de produtos, na sexta-feira, 20 de março a partir das 17h30 e no sábado de manhã, 21, na Rua Coberta de Veranópolis, localizada junto à Praça XV de Novembro. Dia 20, pós o II Encontro dos Artesãos e durante a Feira Regional, o Coral Municipal Canto e Encanto de Protásio Alves fará apresentação cultural.

Para garantir a participação gratuita, deve-se contatar a Secretaria de Turismo de um dos cinco municípios do Roteiro ou mesmo as associações de artesanato.


O Roteiro Termas e Longevidade é uma iniciativa da Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho em parceria com os municípios de Cotiporã, Protásio Alves, Nova Prata, Veranópolis e Vila Flores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Consulta Popular RS, é apoiadora.


A programação do Encontro Regional:
20/03 (sexta):
13h30 - Recepção
13h45 - Abertura
14h - Palestra: Design e Artesanato: território e inovação - Nicole Saretta Tomazi - Arquiteta e Urbanista /Mestre em Design / Foco no desenvolvimento de produtos que valorizam o território oriundos da união do design com o artesanato.
15h30 - Case - Fecosol 10 anos: artesanato e solidariedade.
16h15 - Café de encerramento.

A programação da Feira:
20/03 (sexta)
17h30 às 20h30 - Feira Regional de Artesanto
19h – Coral Canto e Encanto (Protásio Alves)

21/03 (sábado)
8h30 às 11h30 - Feira Regional de Artesanato e de Produtos Agreoecológicos de Veranópolis

Serviço:
Data: 20 e 21 de março de 2020
Local: Praça XV de Novembro de Veranópolis- RS.
Inscrições: são gratuitas, devem ser feitas com as Secretarias de turismo ou associações de artesãos dos municípios de Cotiporã, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores.