Uma Flor de Natal
- 28 nov, 2017 às 16:06
- por Vila Flores
- 3195 Visualizações
Entre os anos de 1958 a 1962, no Seminário dos Capuchinhos de Vila Flores, as dezenas de seminaristas montavam os presépios utilizando diversas formas e materiais. Depois de prontos eram colocados nos jardins e pomares, para que todos pudessem ver e sentir a importância de comemorar a data.
Na noite de Natal, os Frades percorriam a trilha dos presépios admirando-os, e, em cada um, a imagem do Menino Jesus era colocada, simbolizando o seu nascimento.
Após ter resgatado a história, o povo vilaflorense passou a integrá-la à cultura local por meio da exposição de presépios na Praça da Igreja Matriz.
Há vários anos Vila Flores reúne as Comunidades, Escolas e Entidades, nos meses de novembro e dezembro, para o tradicional Natal dos Presépios. Neste evento a simplicidade e a criatividade na montagem resgatam a beleza dos presépios feitos pelos imigrantes das diversas etnias que colonizaram a região, e que foi cultivado na lembrança dos seus descendentes.
A exposição ocorre na Praça da Matriz, entre os dias 23 de novembro e 07 de janeiro, em que 23 presépios são montados e expostos para a visitação do público. Cada um tem suas peculiaridades, e todos encantam pela beleza e material utilizado.
A exposição fica disponível até o dia de Reis Magos, 07 de Janeiro de 2018, quando encerra o Natal dos Presépios.